A semana é verde. E você?

Por Renato Nalini
2 Min

A semana é verde. E você?
Arquivo pessoal

5 de junho, dia do Meio Ambiente. A questão mais séria já enfrentada pela humanidade, que continua a poluir o planeta com excessiva emissão de gases do efeito-estufa.

As celebrações deveriam servir para despertar a consciência ecológica, hoje obscurecida por inúmeros fatores que apressam a catástrofe. Quem já não experimentou os efeitos do calor que mata silenciosamente, as chuvas torrenciais que transformaram a “São Paulo da garoa” na metrópole dos vendavais?

Enchentes e inundações, deslizamentos e desmoronamentos, tudo isso não pode ser chamado “desastre natural”, porque é provocado pela insensatez humana.

Esta semana verde dispõe de uma série de eventos comemorativos do dia do ambiente, que deveria ser celebrado com o plantio de mais árvores, com a coleta de sementes, com os cuidados que a cidade merece e, principalmente, com menor consumo, menor desperdício e melhor descarte.

A coleta seletiva passa na casa de cada paulistano todas as semanas, mas as 15 mil toneladas diárias não são inteiramente convertidas em dinheiro, porque o descarte é errado. Não pode misturar comida ou qualquer outro resíduo úmido com os resíduos secos. Bastaria isso para a economia circular ganhar mais dinheiro para São Paulo. Você pode e deve colaborar.

Estas semanas de junho são verdes. E você? Qual é a sua cor?

 

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »