A ordem é perseverar

Mudanças Climáticas

Por Renato Nalini
3 Min

A ordem é perseverar
Domínio Público
            Encerra-se o ano simbólico de 2025 e começa nova etapa em 2026, ano de eleições. A sociedade brasileira terá a responsabilidade de renovar o Parlamento e também de escolher novo chefe do Executivo federal.
            Agravou-se a crise climática em todo o planeta. Desequilíbrio da natureza, resultante da insensata destruição do ambiente, do reiterado conspurcar de todos os seus elementos: ar, solo, águas. Principalmente as águas, vitais para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra.
            A COP30, realizada pela primeira vez no Brasil e justamente na Amazônia, serviu para alertar as mentes ainda negacionistas ou céticas, de que o problema é grave. A mais ameaçadora perspectiva a evidenciar a vulnerabilidade existencial é o recrudescimento de fenômenos climáticos intensos, mais frequentes e incontroláveis.

            O Brasil será responsável pelo reequilíbrio ecológico até à próxima COP, de número 31, a ser realizada na Turquia, em novembro de 2026. Serão onze meses de continuidade do trabalho hercúleo de conscientização e de engajamento de todas as pessoas, num projeto de salvação da vida.
            Cada qual pode fazer algo efetivamente útil para adaptar as cidades, a fim de que se não percam outras vidas em virtude do cataclismo climático. Plantar árvores, recuperar áreas degradadas, descartar adequadamente os resíduos sólidos, são obrigações éticas e salvíficas.
            O engajamento é urgente e a conclamação é para todos, sem exceção. Que em 2026 perseveremos na missão mais importante que a humanidade terá de cumprir: reverter os prenúncios de catástrofes anunciadas, e pelas quais somos os responsáveis, a fim de que as atuais e futuras gerações encontrem neste planeta azul, as condições necessárias a que todos atinjam a plenitude das potencialidades com que as criaturas racionais foram providas.
            Um ano de consciência atilada e de trabalho fecundo para todos.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »