Fundação CASA inicia projeto de atendimento médico e educação em saúde com jovens da capital paulista

Iniciativa resulta de parceria com pediatra, que realiza ação voluntária iniciada no CASA Rio Turiassú, no Complexo do Brás

Por IGOR RIOS
6 Min

Fundação CASA inicia projeto de atendimento médico e educação em saúde com jovens da capital paulista
Fundação CASA / Divulgação
Numa aliança que mescla atendimento socioeducativo, cuidados preventivos com a saúde e ação voluntária, os adolescentes atendidos nos programas de internação provisória e internação sanção na Fundação CASA Rio Turiassú, no Complexo do Brás, na cidade de São Paulo, participaram de um projeto de atendimento médico idealizado pela médica Daniela Vinhas Bertolini, especialista em pediatria e infectologia pediátrica. O primeiro atendimento, ocorrido em outubro, foi o passo inicial da implementação da iniciativa em outros centros socioeducativos do Complexo Brás, fruto de uma parceria assinada entre a médica e a Gerência de Saúde da Fundação CASA.
 
Na Fundação CASA Rio Turiassú, com apoio de outros profissionais voluntários de diversas áreas, os jovens passaram por atendimento clínico e testagem para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), além de debater em rodas de conversa temas como saúde pessoal, contracepção, prevenção e paternidade. Houve ainda sessões de tratamentos terapêuticos, como reike.

 
A ação contou com duas médicas clínicas gerais, Fernanda Mielotti da Silva Barros e Graziela de Almeida Lanzara, que atenderam 34 adolescentes encaminhados após triagem realizada pelos profissionais de enfermagem do centro socioeducativo. Os adolescentes que receberam prescrições para tratamentos médicos tiveram as medicações fornecidas pela Fundação CASA, além de serem encaminhados para exames na rede de saúde da cidade aqueles com indicação. Também houve atendimento especializado de 16 jovens com a médica dermatologista Aline Cocchi Erthal Ribeiro.
 
Em outra frente, enfermeiros e psicólogos da Fundação CASA realizaram testagem de HIV e sífilis em 70 jovens. Paralelamente, 30 adolescentes, divididos em duas turmas, passaram por sessões de reike e auriculoacupuntura com as terapeutas voluntárias Alessandra Maciel Weiss e Graziely Copola Leite.
 
Durante a ação, os jovens se reuniram em roda de conversa com profissionais que discutiram a correlação entre infecções sexualmente transmissíveis e gênero, com a médica ginecologista Graziela Canheo Chaves Carvalho e a filósofa Natalia Godoy Rodovalho; os vínculos entre paternidade e masculinidade, com as psicólogas Adozinda Vinhas e Maria Aparecida Silva Morais; e métodos contraceptivos, falando sobre contracepção e prevenção combinada, com a médica ginecologista Ariane de Castro Coelho e a enfermeira Luana Telles Benvegnu.
 
No final, a fisioterapeuta Mariane Castiglione Martucci e a enfermeira Emanuele da Silva Bernardo promoveram uma sessão de alongamento, relaxamento e respiração. Todos os profissionais compareceram de forma voluntária, trazidos pela pediatra Daniela Vinhas Bertolini.
 
Segundo o diretor da Fundação CASA Rio Turiassú, Hugo Lima Guimarães, a ação colaborou no atendimento de saúde para os adolescentes. “Após o evento, reduzimos as saídas para as unidades básicas de saúde (UBS) de três vezes na semana para duas. Isso impactou positivamente na diminuição do deslocamento e transporte dos jovens”, afirmou.
 
Para Paula Gimenez, diretora da Unidade de Atenção Integral à Saúde do Adolescente (UAISA 1), da Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP), o resultado do evento foi positivo, uma vez que incentivou os adolescentes a terem um olhar diferente para a saúde preventiva. “Eles se sentiram cuidados e tiveram uma nova perspectiva sobre a saúde, ampliando as informações de como se prevenir e cuidar da saúde deles e de suas famílias”, relatou. A DRCAP é responsável pela supervisão do atendimento na Fundação CASA Rio Turiassú.
 
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a importância da ação. “Além de ser uma motivação para cuidar da saúde física, o contato com os profissionais também é um incentivo para os jovens se prevenirem e cuidarem da saúde psicológica, levando à criação de uma sociedade mais justa e segura”, afirmou.
 
A próxima ação de saúde preventiva está programada para ocorrer em novembro na Fundação CASA Juquiá, também no Complexo do Brás.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
IGOR NAVARRO RIOS JORDÃO
[email protected]


Notícias Relacionadas »