Dia Nacional do Diabetes: diagnóstico precoce e hábitos saudáveis ainda são a principal ferramenta para a prevenção

A data busca conscientizar a população brasileira sobre a doença crônica silenciosa caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue

Por BERNARDO BRUNO
4 Min

Dia Nacional do Diabetes: diagnóstico precoce e hábitos saudáveis ainda são a principal ferramenta para a
Reprodução

O diabetes é uma das doenças crônicas que mais crescem no Brasil e no mundo. Muitas vezes silenciosa, a doença pode passar despercebida para grande parte dos pacientes afetados em um primeiro momento. Por isso, foi estabelecido em 26 de junho o Dia Nacional do Diabetes, buscando conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença crônica.

“O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue. Isso acontece porque o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la adequadamente. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que é responsável por permitir que a glicose entre nas células e seja utilizada como fonte de energia”, explica a Dra. Jordana Nahar, endocrinologista do Hospital São José.

A doença crônica pode se manifestar de duas formas diferentes:

  • Diabetes tipo 1 – doença autoimune em que o próprio sistema imunológico destrói as células do pâncreas produtoras de insulina. Geralmente surge na infância, adolescência ou início da vida adulta e requer uso contínuo de insulina desde o diagnóstico; 
  • Diabetes tipo 2 – forma mais comum da doença, o organismo desenvolve resistência à ação da insulina e, com o tempo, a produção desse hormônio também pode diminuir. É associado ao excesso de peso, sedentarismo, envelhecimento e fatores genéticos.

Enquanto a primeira forma de manifestação da doença está relacionada à genética, o tipo 2 está mais relacionado aos hábitos desenvolvidos ao longo da vida do paciente e, por isso, é motivo especial de preocupação médica. “O aumento dos casos de diabetes está relacionado principalmente às mudanças no estilo de vida da população. Hoje temos maior consumo de alimentos ultraprocessados, mais sedentarismo, aumento das taxas de sobrepeso e obesidade, além de menos tempo dedicado à atividade física”, completa a médica.

Os sintomas clássicos do diabetes incluem sede excessiva, aumento da frequência urinária, perda de peso sem causa aparente, fome exagerada, visão embaçada e cansaço constante. No entanto, a endocrinologista alerta que muitos pacientes com diabetes tipo 2 não apresentam sintomas perceptíveis nas fases iniciais da doença.

"Isso torna o diagnóstico precoce mais desafiador. Por isso, pessoas com fatores de risco, como histórico familiar de diabetes, excesso de peso, hipertensão arterial, colesterol elevado ou sedentarismo, devem realizar avaliações médicas periódicas para avaliar o risco de desenvolvimento da doença", orienta a Dra. Jordana.

Sem o controle adequado, o diabetes pode afetar diferentes órgãos e sistemas do corpo. Entre as principais complicações estão doenças cardiovasculares, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e até mesmo a perda da visão, lesões nos nervos e amputações devido aos problemas circulatórios.

Apesar dos riscos, grande parte dessas complicações pode ser evitada por meio do controle adequado da glicemia. As principais recomendações da endocrinologista do Hospital São José incluem: alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, acompanhamento médico constante e uso correto de medicações, quando indicadas. “Pequenas mudanças feitas de forma consistente ao longo do tempo podem trazer grandes benefícios para a saúde e reduzir significativamente o risco de complicações futuras”, conclui a Dra. Jordana Nahar.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BERNARDO DE QUADROS BRUNO
[email protected]


Notícias Relacionadas »