Frente Parlamentar da Causa Animal inicia atividades com participação de protetores e defesa de novas políticas públicas

Primeira reunião reuniu vereadores, gestores, protetores e representantes de ONGs para discutir demandas voltadas à proteção animal em Fortaleza.

Por Camila Albuquerque
5 Min

Frente Parlamentar da Causa Animal inicia atividades com participação de protetores e defesa de novas
Yhohanna Del Valle
A primeira reunião da Frente Parlamentar da Causa Animal e Ambiental da Câmara Municipal de Fortaleza reuniu, nesta semana, representantes do poder público, organizações não governamentais, protetores independentes e ativistas para discutir os principais desafios enfrentados pela causa animal na Capital.

Presidida pelo vereador Erich Douglas e com Gabriel  Aguiar  como  vice-presidente, a Frente tem como objetivo acompanhar políticas públicas, fiscalizar serviços, promover debates e aproximar a sociedade civil das discussões sobre proteção animal e ambiental.


Também participaram os  vereadores Apollo Vicz, Mari Lacerda e Adriana Almeida. O secretário municipal de Proteção Animal, Adolfo Viana, o secretário estadual de Proteção Animal, Marcel Girão, a secretária executiva estadual de Proteção Animal, Daniele Cavalcante, a ex-secretária executiva de Proteção Animal de Fortaleza e assessora parlamentar Sheirlem Martins, além de protetores independentes e representantes de entidades da causa animal.

Entre os participantes da sociedade civil estavam Stefanie Rodrigues, fundadora da ONG Anjos da Proteção Animal (APA), Gabriela Moreira, da ONG Deixa Viver, e a jornalista e ativista Fernanda Leite, reconhecida pelo trabalho de divulgação e defesa da causa animal no Ceará.

Durante o encontro, diversas demandas foram apresentadas pelos participantes, entre elas a ampliação dos serviços públicos voltados aos animais, apoio aos protetores independentes, fortalecimento das ações de castração, melhorias na legislação e a necessidade de ampliar o debate sobre bem-estar animal nas escolas.

A fundadora da ONG Anjos da Proteção Animal (APA), Stefanie Rodrigues, destacou a insatisfação de parte dos protetores com a qualidade dos serviços oferecidos atualmente.

“A insatisfação dos protetores é com a ineficiência do poder público na entrega de serviços que deveriam funcionar com excelência. Os contratos existem e precisam ser cumpridos. Esperamos que essa comissão acompanhe de perto essas questões e cobre efetivamente os serviços ofertados, além do cumprimento dos compromissos assumidos com a causa animal”, afirmou.

Já a jornalista e ativista Fernanda Leite defendeu que a educação seja tratada como uma ferramenta estratégica para a transformação da relação da sociedade com os animais. 

“Além de castração em massa, hospital público veterinário e avanços na legislação, precisamos discutir a inclusão da causa animal dentro das escolas. Muitas crianças não recebem esse tipo de orientação em casa. A educação pode formar uma nova geração mais consciente e capaz de influenciar positivamente suas próprias famílias”, ressaltou.

O presidente da Frente Parlamentar, Erich Douglas, avaliou que o encontro superou as expectativas e destacou a importância de ouvir quem vivencia a causa animal diariamente.

“Superou muito as nossas expectativas porque a sociedade teve a oportunidade de colocar em pauta aquilo que sente na pele todos os dias. As ONGs puderam mostrar sua realidade, seus desafios e suas necessidades. Isso nos permite compreender de forma mais profunda o que a causa animal precisa com urgência”, afirmou.

Segundo o vereador, a escuta das entidades será fundamental para transformar reivindicações em ações concretas. “Quando reunimos todas essas experiências, conseguimos identificar prioridades e entender quais demandas podem ser transformadas em projetos de lei, quais precisam de recursos públicos e quais exigem fiscalização mais efetiva. Esse é o papel da Frente Parlamentar: ouvir, construir soluções e buscar resultados para a população e para os animais”, destacou.

Erich Douglas também classificou a criação da Frente Parlamentar como uma conquista importante para o movimento de proteção animal em Fortaleza. “É uma grande conquista para a causa animal. Quando unimos vereadores, gestores, protetores, ONGs e a sociedade civil, aumentamos a capacidade de encontrar soluções e alcançar resultados concretos. A expectativa é que esse trabalho coletivo gere avanços importantes para os animais e para toda a população”, concluiu.

A expectativa dos participantes é que as reuniões continuem acontecendo regularmente, criando um canal permanente de diálogo entre o Legislativo, o poder público e os representantes da causa animal, fortalecendo políticas públicas e ampliando a proteção aos animais em Fortaleza.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Camila Pontes de Albuquerque
[email protected]


Notícias Relacionadas »