São Paulo recebe Seminário de Formação em Forró com três dias de programação gratuita

Seminário de Formação em Forró, reunindo artistas, pesquisadores, produtores e amantes da cultura nordestina em uma programação gratuita e aberta ao público

Por KALRHEN BRAGA
3 Min

Divulgação.

A cidade de São Paulo será palco de um dos principais encontros dedicados ao forró no país. Entre os dias 15 e 17 de maio, das 14h às 19h, o Centro Cultural Olido recebe o Seminário de Formação em Forró, reunindo artistas, pesquisadores, produtores e amantes da cultura nordestina em uma programação gratuita e aberta ao público. Realizado com apoio do 5º Edital de Fomento ao Forró da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o evento propõe três dias intensos de aprendizado, troca de experiências e valorização da cultura forrozeira. A programação inclui mesas redondas com mestres e pesquisadores, palestras sobre história, cultura e mercado do forró, além de debates voltados à formação, profissionalização e empreendedorismo no setor. O público também poderá acompanhar pocket shows com artistas da cena e participar de encontros entre coletivos, grupos e comunidades de diversas regiões do Brasil. O seminário nasce com o objetivo de ampliar a disseminação do forró, promovendo o diálogo entre tradição e contemporaneidade. A iniciativa reúne tanto pesquisas acadêmicas quanto vivências populares, buscando documentar e valorizar o forró em suas múltiplas dimensões, que incluem música, dança, história, identidade e resistência cultural. Além de celebrar a cultura nordestina, o evento se consolida como um espaço estratégico para o fortalecimento do setor, incentivando a criação de redes, novas parcerias e o intercâmbio entre diferentes territórios. A proposta também contempla discussões sobre os desafios e oportunidades da cadeia produtiva do forró, com foco em sustentabilidade, inovação e profissionalização dos trabalhadores da cultura. Com entrada gratuita, o seminário é voltado tanto para a comunidade forrozeira quanto para o público em geral interessado em conhecer e vivenciar essa importante expressão cultural brasileira. O evento é realizado pelo Coletivo SP Forró, com proponente Wagner Ufracker, conhecido como Zé da Lua. A direção e curadoria são assinadas por Juliana Lima, com curadoria e design de Julianana Sakurinha, articulação e oficinas conduzidas por DJ Xuxa e produção de Andréia Barros.
Mais informações podem ser acessadas pelo site www.appforro.com.br ou pelo formulário de inscrição: https://forms.gle/VRvDvHZismCUpZ2D8
Serviço:
Seminário de Formação em Forró – São Paulo
Data: 15, 16 e 17 de maio Horário: das 14h às 19h Local: Centro Cultural Olido Entrada gratuita
216456_WhatsApp%20Image%202026-04-14%20at%2013.45.56.jpeg Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): KALRHEN CRISTINA BRAGA
kalrhen@hotmail.com