Cerimônia de Yom HaShoá vai homenagear sobreviventes do Holocausto
Fisesp
AVISO DE PAUTA / CREDENCIAMENTO
Cerimônia de Yom HaShoá vai homenagear sobreviventes do Holocausto e marcar a abertura de exposição sobre os “bebês de Dachau”
A Comunidade Judaica de São Paulo promoverá, no próximo 13 de abril de 2026 (segunda-feira), às 18h30, no Memorial do Holocausto e da Imigração Judaica de São Paulo, a cerimônia de Yom HaShoá, em homenagem às vítimas do Holocausto e aos sobreviventes que mantêm viva a memória dessa tragédia. A iniciativa será realizada em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a StandWithUs Brasil e a Agência Judaica.
O evento homenageará os sobreviventes do Holocausto e lembrará os 6 milhões de judeus assassinados pelo regime nazista e seus colaboradores durante a Segunda Guerra Mundial, reunindo lideranças comunitárias, autoridades e representantes da sociedade civil em um momento de memória, reflexão e compromisso com a preservação da história.
Nesta edição, a programação ganhará destaque com a inauguração da exposição “Eles nos deram esperança de novo – gravidez e nascimento no subcampo Kaufering 1, Dachau”, apresentada pelo sobrevivente George Legmann, que vive no Brasil desde 1961 e integra o grupo conhecido como os “bebês de Dachau” — crianças que nasceram no sistema de campos de concentração e sobreviveram.
Idealizada pelo governo alemão por meio do Memorial de Dachau, a exposição reunirá 37 painéis com documentos e registros históricos sobre o nascimento de sete bebês no subcampo Kaufering, um dos episódios mais singulares da história do Holocausto. A mostra convidará o público à reflexão sobre vida, resistência e humanidade em meio à violência extrema do regime nazista.
O Yom HaShoá é o dia oficial de lembrança do Holocausto no calendário judaico e será marcado, em diversas partes do mundo, por cerimônias, testemunhos e homenagens às vítimas, reforçando o compromisso com a preservação da memória e o combate ao antissemitismo, ao negacionismo e a todas as formas de intolerância. Em Israel, a data será lembrada com o som das sirenes e dois minutos de silêncio em todo o país, simbolizando o compromisso coletivo de lembrar e jamais esquecer.
Cerimônia de Yom HaShoá vai homenagear sobreviventes do Holocausto e marcar a abertura de exposição sobre os “bebês de Dachau”
A Comunidade Judaica de São Paulo promoverá, no próximo 13 de abril de 2026 (segunda-feira), às 18h30, no Memorial do Holocausto e da Imigração Judaica de São Paulo, a cerimônia de Yom HaShoá, em homenagem às vítimas do Holocausto e aos sobreviventes que mantêm viva a memória dessa tragédia. A iniciativa será realizada em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a StandWithUs Brasil e a Agência Judaica.
O evento homenageará os sobreviventes do Holocausto e lembrará os 6 milhões de judeus assassinados pelo regime nazista e seus colaboradores durante a Segunda Guerra Mundial, reunindo lideranças comunitárias, autoridades e representantes da sociedade civil em um momento de memória, reflexão e compromisso com a preservação da história.
Nesta edição, a programação ganhará destaque com a inauguração da exposição “Eles nos deram esperança de novo – gravidez e nascimento no subcampo Kaufering 1, Dachau”, apresentada pelo sobrevivente George Legmann, que vive no Brasil desde 1961 e integra o grupo conhecido como os “bebês de Dachau” — crianças que nasceram no sistema de campos de concentração e sobreviveram.
Idealizada pelo governo alemão por meio do Memorial de Dachau, a exposição reunirá 37 painéis com documentos e registros históricos sobre o nascimento de sete bebês no subcampo Kaufering, um dos episódios mais singulares da história do Holocausto. A mostra convidará o público à reflexão sobre vida, resistência e humanidade em meio à violência extrema do regime nazista.
O Yom HaShoá é o dia oficial de lembrança do Holocausto no calendário judaico e será marcado, em diversas partes do mundo, por cerimônias, testemunhos e homenagens às vítimas, reforçando o compromisso com a preservação da memória e o combate ao antissemitismo, ao negacionismo e a todas as formas de intolerância. Em Israel, a data será lembrada com o som das sirenes e dois minutos de silêncio em todo o país, simbolizando o compromisso coletivo de lembrar e jamais esquecer.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): LIANE GOTLIB ZAIDLER
liane.zaidler@gmail.com