A memória não está em jogo

Começou a maior campanha de lembrança do Holocausto: #WeRemember

Por SILVIA PERLOV
2 Min

Foto Divulgação

Em 27 de janeiro de 2026 completam-se 81 anos da libertação de Auschwitz, um acontecimento que marcou um ponto de inflexão na história da humanidade. Como acontece todos os anos, de 20 a 27 de janeiro, o Congresso Judaico Mundial promove a campanha #WeRemember / #Recordemos, que conta com a participação de formadores de opinião, artistas, jornalistas, jogadores de futebol e outros em nível mundial.
Nesta ocasião, a iniciativa está vinculada ao 90º aniversário dos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados sob o regime nazista, e que utilizou o esporte como ferramenta de legitimação enquanto eram implementadas as primeiras medidas antijudaicas, excluindo atletas judeus das competições, atitudes que marcaram o início do horror.
Hoje, a história nos convoca mais uma vez, e a nossa responsabilidade cresce a cada ano. Por isso, erguemos nossa voz para afirmar que nenhum ato de ódio, discriminação ou desumanização pode se repetir. A participação de todos é essencial para manter viva a memória dos atletas e esportistas vítimas desse horror, para homenagear aqueles que arriscaram a própria vida para salvar a de outros e para reafirmar que não há espaço para a indiferença nem para o silêncio.
Para participar da maior campanha do mundo em memória das vítimas do Holocausto, basta tirar uma foto segurando um cartaz com a hashtag #WeRemember e postar nas suas redes sociais, marcando @congresojudio e @worldJewish Congress.  

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): SILVIA PERLOV
silperlov@gmail.com