Condomínios em ação

Cataclisma Climático

Por Renato Nalini
3 Min

Domínio Público

            São Paulo é a cidade que mais tem edifícios. Portanto, é a capital com o maior número de condomínios. E basta uma conscientização dessas comunidades que representam verdadeiro microcosmo, análogo ao macro, com suas tipicidades, suas características e excentricidades, para a mudança que se faz necessária na maior cidade do país.
            Foi por isso que o SECOVI realizou um evento sobre o tema “Gestão de Resíduos e Clima: o condomínio como agente de transformação”. Sob a batuta de Sergio Meira de Castro Neto e de Carlos Alberto Moraes Borges, reuniram-se representantes de várias entidades, que ouviram o Secretário da Limpeza Urbana de São Paulo, Osmário Ferreira, alertar sobre a excessiva quantidade de resíduo sólido produzido e a deficiente reciclagem desse material com valor econômico.
            São mais de quinze mil toneladas diárias daquilo que chamávamos lixo, mas hoje é considerado um insumo aproveitável e rentável. A palavra entusiástica de Moira Toledo, Vice-presidente da administração de condomínios do Secovi e a utilização de metodologia ativa pelo Lucas, da Lello, movimentaram o grupo e geraram propostas para o melhor trato da matéria. Ou seja: como reduzir consumo, desperdiçar menos e descartar adequadamente aquilo que sobra de nossas rotinas.
            Discutiu-se como os síndicos lidam com o problema dos resíduos, o que falta para melhorar a separação, o compartilhamento dos principais desafios e soluções e as sugestões de soluções práticas e inovações.
            É um movimento que tende a crescer e se solidificar, considerado o elevado número de condomínios paulistanos. Síndicos, zeladores, funcionários, todos estão conclamados a ajudar a cuidar dessa questão que, por enquanto, nada tem a merecer elogios. Afinal, São Paulo é um centro cultural, econômico, gastronômico, de entretenimento e de trabalho dos mais relevantes do planeta e precisa dar o exemplo também nesse quesito que tem soluções, como tem mostrado outras cidades de análoga dimensão.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.      

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): LUCIANA FELDMAN
lucianafeldman@gmail.com