Banda Sinfônica do Exército abre turnê em Ribeirão Preto com concerto gratuito na Catedral Metropolitana

Apresentação inédita acontece no dia 7 de outubro, às 19h30, e reúne 63 músicos com repertório preparado especialmente para o espaço religioso

Por Verbo Nostro
4 Min

(Fonte: Acervo da Sinfônica do Exército)

A Banda Sinfônica do Exército escolheu a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto para abrir sua turnê pelo estado de São Paulo. O concerto, gratuito e aberto ao público, será realizado no dia 7 de outubro (terça-feira), às 19h30, em uma noite que promete unir arte, tradição e fé. Com 63 músicos em formação completa, a apresentação traz um repertório cuidadosamente preparado para valorizar a acústica da Catedral, incluindo obras de James Barnes (Symphonic Overture), James Sweringen (Flight of Valor), Eric Whitacre (October), Heitor Villa-Lobos (Pro Pax – Marcha Triunfal para Banda), Jackson Lucio (Pantanal Fantasia) e Ricardo Silva (Fantasia Brasileira nº1).
Catedral como palco cultural Para o pároco da Catedral, padre Francisco Jaber Zanardo Moussa (Padre Chico), receber a Banda Sinfônica do Exército reforça a vocação do espaço religioso como polo cultural. “A Catedral está sempre de portas abertas para eventos culturais. Queremos que ela seja também referência para o desenvolvimento cultural de Ribeirão Preto”, afirma o padre. A apresentação acontecerá após a missa das 18h30, sem interferir na rotina litúrgica. “Tudo foi pensado para respeitar a vida religiosa. Acreditamos que a Catedral ficará lotada, já que nas demais cidades a banda tem atraído grande público”, acrescenta. Música acessível a todos Segundo o tenente-coronel Carlos Guanaes, diretor executivo da Banda, o projeto busca reforçar o caráter nacional do conjunto, única formação sinfônica entre as mais de 60 bandas do Exército. “Estamos começando por cidades do Comando Militar do Oeste, como Campo Grande, Três Lagoas e Dourados. Em seguida, passamos por Ribeirão Preto e Presidente Prudente. A cada ano, uma nova região do país será contemplada”, explica. Embora a Banda já tenha se apresentado em templos icônicos da capital, como a Catedral da Sé e a Catedral Ortodoxa, esta será a primeira vez que o grupo se apresenta em uma igreja fora de São Paulo. “Levar a música sinfônica a espaços de fé amplia o alcance cultural. O público da igreja não é necessariamente o mesmo que vai ao teatro. Abrir a Catedral para este concerto é democratizar o acesso à cultura”, afirma Guanaes.
Uma experiência única Além da grandiosidade musical, a apresentação reforça valores de esperança, renovação e união. Para o coronel, adaptar a formação sinfônica a espaços não convencionais aproxima ainda mais músicos e público. “É sempre um desafio sair do palco do teatro, mas a mensagem da música ganha ainda mais força em locais de fé”, conclui.
Serviço
Turnê da Banda Sinfônica do Exército 2025
Quando: 7 de outubro (terça-feira) Horário: 19h30 Local: Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto – Rua Florêncio de Abreu, s/nº, Centro Entrada: gratuita e aberta ao público

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): VALTER JOSSI WAGNER
valter@verbo.jor.br